Troca de Óleo do Câmbio Automático

A troca de óleo do câmbio automático é uma das manutenções preventivas que você deve fazer no seu veículo periodicamente. Algumas montadoras informam que não é necessário realizar a troca do óleo do câmbio automático, porém atualmente todas as marcas de veículos recomendam a troca a cada 50 mil km, em média. O período recomendado […]

Motor 3 Cilindros – Como Funciona?

Motor 3 Cilindros

Um motor 3 cilindros pode ser muito mais eficiente do que um de 4 cilindros, mas você sabe o porquê? Nesse artigo vamos abordar os principais motivos pelo qual a maioria das montadoras estão adotando o downsizing em seus motores, sejam compactos ou mega-esportivos. Explicação Técnica Tecnicamente, em um motor à combustão interna de ciclo […]

Líquido de Arrefecimento – O que é?

liquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento, conhecido popularmente como água do radiador, é um assunto pouco abordado quando o assunto é cuidados com automóveis. A troca do líquido de arrefecimento é recomendada por algumas montadoras para fazer a cada 150.000km ou 5 anos. Na prática nós da Alerta 1 Carapicuiba verificamos que é comum carros com 2 […]

Trocar Óleo do Carro – Como fazer?

Como trocar óleo do carro: Veja as dicas essenciais para não errar nessa tarefa O óleo serve como lubrificante do motor, e é componente essencial para o funcionamento do seu veículo – por isso é importante sempre ter atenção na hora de efetuar a troca. Trocar óleo do carro faz parte da rotina de qualquer proprietário, […]

Reset Luz do Óleo

reset luz de óleo

O reset luz do óleo deve ser feito a cada troca de óleo. Para entender o porquê a luz do óleo de alguns veículos como a Iveco Daily, Ducato, Jumper, Boxer e Sprinter ficam piscando, é necessário entender um pouco da norma Euro V (Euro5). A resolução Euro 5 (ou Proconve P7) tem como principal […]

Filtro de Ar – O que é?

Comparação entre um filtro de ar novo e um usado

O que é Filtro de Ar? O filtro de ar serve para impedir que resíduos sólidos sejam aspirados pelo motor durante o ciclo de admissão. Normalmente são filtros de papel que requerem a troca a cada 20.000km ou quando estiver muito saturado de poeira (a cor fica bem escura). Quando Trocar o Filtro de Ar? Os […]

Filtro de Combustível – O que é?

filtro de combustível

O filtro de combustível é responsável por impedir que os resíduos sólidos vá para os bicos injetores e para a câmara de combustão. No caso de veículos diesel, pode também ter a função de separar a água do óleo diesel. Pode haver muita sujeira tanque de combustível e esses resíduos são altamente prejudiciais ao motor […]

Óleo Lubrificante – Guia Definitivo

Óleo Lubrificante

O que é Óleo Lubrificante? O óleo lubrificante serve para reduzir o atrito mecânico a quase zero entre as peças móveis internas dos motores. Com as tecnologias atuais dos motores e também dos lubrificantes, esse atrito é tão baixo que existem motores que já passaram de um milhão de quilômetros rodados sem a necessidade de fazer […]

Filtro de Óleo – O que é?

Filtro de Óleo

O filtro de óleo impede que resíduos sólidos, provenientes do atrito das peças do motor retornem ao sistema de lubrificação, mantendo a vida útil do motor. Os motores possuem um desgaste natural de suas peças móveis internas devido ao atrito mecânico do movimento. Mesmo utilizando lubrificantes de última geração há desgaste e oxidação mínima que […]