Filtro de Ar – O que é?

O que é Filtro de Ar?

O filtro de ar serve para impedir que resíduos sólidos sejam aspirados pelo motor durante o ciclo de admissão. Normalmente são filtros de papel que requerem a troca a cada 20.000km ou quando estiver muito saturado de poeira (a cor fica bem escura).

Quando Trocar o Filtro de Ar?

Os períodos de troca dos filtros devem ser seguidos com base nas recomendações do fabricante do veículo. Ele pode ser verificado todas as vezes e visualmente é possível saber se está na hora de trocá-lo.

Sempre que for trocar óleo peça para ver o estado do filtro. Se estiver muito sujo e escuro, peça para trocar.

Quando o filtro está saturado e impregnado, há um aumento considerável no consumo de combustível, pois impede que o ar limpo chegue facilmente à câmara de combustão. Quando o motor precisa fazer mais esforço para “respirar”, há perda de potência, pois o combustível não queima de maneira eficiente por não ter oxigênio suficiente para a combustão.

Filtro de Ar Comum Vs. Filtro de Ar Esportivo

Alguns fabricantes informam que apenas trocando o filtro padrão original pelo filtro esportivo há um ganho de até 5% na potência e torque do veículo, além de fornecer um ronco mais robusto.

Esses fabricantes fazem testes em dinamômetro e provam que realmente há ganho de potência em relação aos filtros comuns, porém deve-se evitar marcas desconhecidas. Um filtro de ar esportivo da renomada marca K&N, por exemplo, pode custar até 10x mais do que um filtro no padrão original. Desconfie de filtros esportivos baratos, pois um filtro de má qualidade pode permitir que sujeiras e resíduos sólidos entrem para a câmara de combustão e isso diminui drasticamente a vida útil das peças móveis através do aumento do atrito entre elas.

Filtro de ar esportivo

Quer conhecer mais sobre os outros filtros que ajudam a manter a vida útil do motor?

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: