Reset Luz do Óleo

O reset luz do óleo deve ser feito a cada troca de óleo. Para entender o porquê a luz do óleo de alguns veículos como a Iveco Daily, Ducato, Jumper, Boxer e Sprinter ficam piscando, é necessário entender um pouco da norma Euro V (Euro5).

A resolução Euro 5 (ou Proconve P7) tem como principal objetivo a redução da poluição do ar causada pelos motores à diesel e, para isso, foram criadas diversas medidas para reduzir os resíduos e fuligem geradas na combustão do diesel.

Um desses fatores de poluição está relacionado à troca do óleo lubrificante, pois quando o mesmo está “vencido”, perde as propriedades lubrificantes e dessa forma os veículos passam a poluir mais.

Como Funciona Reset Luz do Óleo?

Dessa forma foi instalado um contador de quilometragem no módulo de injeção eletrônica para alertar o condutor quando o óleo lubrificante está vencendo, para que haja a troca. O intervalo da troca do óleo e esse contador de quilometragem varia de veículo para veículo, sendo o comum a troca a cada 20.000km. Na maioria dos veículos, a luz do óleo começa a piscar alertando que deve ser feita a troca do óleo.

Normalmente esses veículos NÃO possuem sensor que mede a qualidade do óleo, portanto possui apenas um contador de quilometragem para alertar o motorista que o óleo deve ser trocado.

É importante que ao fazer a troca do óleo, a oficina faça o reset da luz do óleo para informar ao módulo que o óleo foi, de fato, trocado.

Alguns veículos podem limitar o giro do motor, fazendo com que ele perca a força, no intuito de forçar o motorista a trocar o óleo. Por isso é importante que se faça o reset da luz do óleo toda vez que o óleo for trocado, para evitar transtornos como esse.

Como Fazer o Reset da Luz do Óleo

reset luz do oleo

O reset luz do óleo deve ser feito através de um aparelho específico que zera esse contador de quilometragem. Esse aparelho se trata de um scanner automotivo que lê os dados do módulo de injeção eletrônica e pode ser feito o reset luz do óleo, ou seja, o contador de quilometragem. O investimento de uma oficina para ter um scanner automotivo é muito alto, por isso você deve pesquisar antes para trocar o óleo em umlugar que disponha desse serviço.

Nós da Alerta 1 Carapicuiba possuímos o scanner RASTHER, da Tecnomotor, um dos melhores da categoria. Sempre que você trocar óleo conosco, faremos o reset da luz do óleo e não cobraremos por isso.

Vale lembrar que o aparelho faz o reset da luz através da “zeragem” do contador do módulo da injeção eletrônica, ou seja, não há possibilidade de apagar a luz definitivamente, pois os módulos dos veículos que estão de acordo com a norma Euro 5 não permitem, por estar comprometidos à redução da poluição do ar.

O reset luz do óleo de alguns veículos podem ser feitos diretamente pelo painel, sem necessidade do scanner automotivo. Na lista abaixo podemos ver quais são pelo scanner e quais são pelo painel:

Fiat Ducato 2013 > — : Reset somente via scanner automotivo.

Iveco Daily 2012/2013: Reset via painel ou scanner automotivo.

Iveco Daily 2013 -> — : Reset somente via scanner automotivo.

Peugeot Boxer 2013 > — : Reset somente via scanner automotivo.

Citroen Jumper 2013 > — : Reset somente via scanner automotivo.

Mercedes Benz Sprinter 2012 -> — : Reset via painel ou scanner automotivo.

Renault Master (modelo novo) 2013 -> — : Reset via painel.

Caminhões da linha Delivery e Constellation da Volkswagen: Reset somente via scanner.

Por que eu devo resetar o “contador” da luz do óleo?

 O contador do módulo deve ser resetado para que o sistema entenda que houve a troca do óleo lubrificante, pois o módulo pode limitar o giro do motor e até mesmo interromper a alimentação do veículo.

 É recomendado que não o veículo não ande mais de 5.000km com a luz piscando.

 Alguns veículos que possuem contador no módulo:

  • Iveco Daily
  • Fiat Ducato
  • Citroën Jumper
  • Peugeot Boxer
  • Mercedes-Benz Sprinter
  • Linha de Caminhões Delivery e Constellation da Volkswagen

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 (11) 4183-6660


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