Trocar Óleo do Carro – Como fazer?
Fresh motor oil

Trocar Óleo do Carro – Como fazer?

Como trocar óleo do carro: Veja as dicas essenciais para não errar nessa tarefa

O óleo serve como lubrificante do motor, e é componente essencial para o funcionamento do seu veículo – por isso é importante sempre ter atenção na hora de efetuar a troca.

Trocar óleo do carro faz parte da rotina de qualquer proprietário, mas nem sempre essa é uma tarefa simples. A começar pela escolha do local que você irá realizar a troca, chegando na viscosidade correta do óleo e até se ele é sintético, semissintético ou mineral. Isso sem contar no API, que é basicamente o nível da aditivação do óleo lubrificante.

 Ao contrário do que se pensa, essas são dúvidas muito comuns e que devem ser levadas à sério, afinal, trocar óleo do carro de maneira errada, pode gerar sérios problemas para a peça mais importante do seu carro: o motor.

Foi pensando nisso, que listamos neste artigo os pontos que você deve prestar mais atenção na hora de trocar o óleo do carro. Vale os minutos de leitura, para não acabar pagando pelos prejuízos e pelo mal funcionamento do seu veículo. Veja abaixo quais são os principais pontos a se pensar, quando você for trocar óleo do carro.

 Observe a Hora Certa da Troca do Óleo

O óleo é o grande responsável por lubrificar e ajudar na refrigeração do motor, por isso saber a hora certa de efetuar sua troca é fundamental, para que o motor não acabe sofrendo as consequências.

No manual do proprietário do seu carro, você verá o prazo exato para a troca e a quilometragem que ela deve ser realizada, lá também há a recomendação do tipo de óleo que deve ser usado. Siga sempre a etiqueta da última troca e se não souber quando foi trocado, é melhor trocar todo o óleo e o filtro de óleo para garantir que seu carro estará com óleo novo e com máxima capacidade de lubrificação.

trocar óleo do carro

Verifique o Nível do Óleo

É comum que os carros modernos, tanto flex, gasolina ou diesel, baixarem o nível do óleo entre os períodos de troca. Os fabricantes informam que uma parte mínima do óleo é consumida pelo motor para garantir a lubrificação também da câmara de combustão e esse consumo pode ultrapassar 1 litro a cada 10.000km. Na prática e com nossa experiência, verificamos que um consumo normal de óleo é 1 litro durante o período da troca. Diante disso, precisamos sempre estar atento ao nível do óleo do motor.

Para verificar o nível do óleo do motor, abra o capo do seu carro, retire a vareta medidora de óleo do local indicado, limpe-a, coloque-a novamente no lugar, retire logo em seguida e veja a medição: se a quantidade de óleo estiver abaixo do nível mínimo da vareta significa que seu carro já pode estar sofrendo as consequências do motor com baixa lubrificação. Fique sempre atento também à luz do óleo que costuma acender quando nível está muito baixo. Tanto os carros, quanto às vans e caminhões possuem essa vareta de medição do nível de óleo.

Se o nível estiver baixo e ainda não estiver no tempo de efetuar a troca, complete o óleo em um local adequado, geralmente em oficinas especializadas, pois é muito comum frentistas em postos de combustível colocar óleo sem real a necessidade e assim ficando acima do nível máximo. Vale lembrar que andar com óleo acima do nível na vareta medidora também prejudica o motor. Ao completar, sempre use o mesmo tipo de lubrificante que já está usando e se não souber qual o óleo que está no motor, é melhor trocá-lo de uma vez juntamente com o filtro, para evitar mistura de óleo de diferentes bases (minerais, semissintéticos e sintéticos).

Trocar Óleo do Carro em Local Adequado 

Escolha um local de sua confiança para trocar óleo do carro, afinal, é uma tarefa simples para muitos mecânicos, mas que exige cuidados e atenção redobrada: não deixe o profissional mudar o óleo original por marcas desconhecidas ou de menor qualidade. O barato pode sair caro e você pode ter sérios problemas futuros em seu motor.

Qual é Melhor? Sintético ou Mineral?

Muitos motoristas acabam tendo essa dúvida na hora de trocar óleo do carro: melhor escolher óleo sintético ou óleo mineral?

Vale lembrar que o óleo CORRETO a ser utilizado no seu carro é o que está especificado no manual do proprietário, independente das condições de uso ou da quilometragem do veículo.

Alguns mecânicos desinformados “recomendam” uso de óleo mais grosso para veículos com alta quilometragem, mas essa prática está totalmente incorreta, pois prejudica seriamente a lubrificação do motor e isso pode levar ao desgaste prematuro do mesmo, gerando enormes prejuízos financeiros.

O óleo mais fino (menos viscoso) ajuda na lubrificação da partida à frio do motor, pois sobe mais rápido para as partes superiores do motor. Um óleo mais grosso (mais viscoso) demora para subir e prejudica as peças superiores do motor, como cabeçote, tuchos, válvulas, etc.

Siga SEMPRE a recomendação da montadora.

trocar óleo do carro

Posso Usar Óleo de Qualquer Marca?

Sim, quando for trocar óleo do carro, sempre siga a especificação do óleo que está no manual do proprietário. Algumas montadoras possuem parceria com marcas de óleo, como por exemplo:

  • Volkswagen: usou por um bom tempo a marca Castrol como lubrificante oficial.
  • Chevrolet: usa a marca ACDelco ou GM como marca de lubrificante oficial.
  • Fiat: usa a marca Selènia como lubrificante oficial.
  • Ford: usa a marca Motorcraft como lubrificante oficial.

Portanto, ao optar por mudar a marca do lubrificante, sempre siga a viscosidade e API do lubrificante da outra marca ao trocar óleo do carro.

Por exemplo:

Um Ford Fiesta 2012 deveria usar o óleo Motorcraft com viscosidade 5W30 sintético e API SL. Isso significa que pode ser usado qualquer lubrificante 5W30 sintético com API SL ou superior. Dentro dessa especificação o dono do Fiesta pode usar lubrificantes da marca Selènia, Ipiranga, Lubrax, Castrol, Mobil, etc, desde que seja respeitado a viscosidade e API do óleo.


Quer conhecer mais sobre os outros filtros que ajudam a manter a vida útil do motor?

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Liga pra Gente

Telefone: (11) 4183-6660

Telefone: (11) 4183-4417

Whatsapp: (11) 4183-4417 – Enviar Mensagem

Email: alerta1carapicuiba@gmail.com

Endereço

Avenida Inocêncio Seráfico, 1.535 – Centro – Carapicuiba – SP

(Em frente aos Correios, próximo ao Mercado Lopes)

Horário de Funcionamento

2ª a 6ª: 07:30 às 17:30

Sábado: 07:30 às 14:00

Fechar Menu