Óleo Lubrificante – Guia Definitivo

O que é Óleo Lubrificante?

O óleo lubrificante serve para reduzir o atrito mecânico a quase zero entre as peças móveis internas dos motores. Com as tecnologias atuais dos motores e também dos lubrificantes, esse atrito é tão baixo que existem motores que já passaram de um milhão de quilômetros rodados sem a necessidade de fazer retífica das peças. Por isso é de extrema importância seguir corretamente o óleo lubrificante e os prazos indicados para as trocas de óleo indicados pela montadora.

 Qual Lubrificante Usar?

 O óleo lubrificante que você deve usar em seu carro é SEMPRE o indicado pelo fabricante no Manual do Proprietário do seu veículo, independente da quilometragem do carro.

Carros Com Alta Quilometragem Usa Óleo Lubrificante Mais Grosso?

MITO. Esse é um velho mito e está totalmente incorreto. Alguns mecânicos afirmam que deve ser utilizado óleo mais grosso (mais viscoso) em carros com alta quilometragem, mas em nenhuma montadora especifica a mudança de óleo lubrificante de acordo com a quilometragem, ou seja, o óleo correto a ser utilizado é SEMPRE o indicado pelo fabricante no Manual do Proprietário. Os motores modernos são desenvolvidos com um determinado tipo de óleo, que pode variar de acordo com a montadora, e são feitos para trabalhar especialmente com o óleo especificado. Se mudar o óleo, uma série de mudanças acontecem dentro do motor, principalmente em relação à lubrificação e desgaste das peças internas.

Quais os Tipos de Óleos Lubrificantes?

Os tipos de lubrificantes são: Mineirais, Semissintéticos e Sintéticos.

  • Lubrificantes de Base Mineral

Os lubrificantes de base Mineral são extraídos diretamente do petróleo bruto e processado em refinarias, onde são retirados elementos prejudiciais à qualidade do óleo. São lubrificantes de boa qualidade, porém não resistem tanto à oxidação quanto aos lubrificantes de base Sintética.

Geralmente os lubrificantes Minerais solicitam trocas do óleo a cada 5.000km o que gera o dobro de resíduos em relação aos lubrificantes Sintéticos, como filtros e o próprio óleo usado.

  • Lubrificantes de Base Semissintética

Esses são compostos de lubrificantes de base Mineral e Sintética juntos, ou seja, possuem características melhoradas em relação ao Mineral, porém inferiores ao 100% Sintético.

Geralmente são especificados para rodar até 10.000km dependendo do tipo de uso.

  • Lubrificantes de Base Sintética

Os lubrificantes de base Sintética (100% sintéticos) passam por refino muito mais criteriosos nos laboratórios e possuem um nível de aditivação muito superior ao Mineral e Semissintético. No processo de produção são retirados praticamente todas as impurezas que podem contaminar o óleo e por isso sua fluidez e característica antioxidante é excelente.

Conclusão

Sempre utilize o óleo de acordo com a especificação do fabricante para garantir a longa vida útil do motor.


Quer conhecer mais sobre os outros filtros que ajudam a manter a vida útil do motor?

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: