Motor 3 Cilindros – Como Funciona?

Um motor 3 cilindros pode ser muito mais eficiente do que um de 4 cilindros, mas você sabe o porquê? Nesse artigo vamos abordar os principais motivos pelo qual a maioria das montadoras estão adotando o downsizing em seus motores, sejam compactos ou mega-esportivos.

Explicação Técnica

Tecnicamente, em um motor à combustão interna de ciclo Otto, cada cilindro possui 4 estágios, aspiração, compressão, combustão e exaustão. Cada cilindro realiza um estágio por vez e, geralmente, cada cilindro realiza um estágio diferente dos outros. Portanto, num motor comum de 4 cilindros, cada cilindro realiza um estágio diferente dos outros 3.

Já dá pra imaginar que em um motor 3 cilindros, cada cilindro realiza também um estágio diferente, porém sempre vai faltar um estágio na “rodada”.

Mesma Potência?

Nos motores 4 cilindros 1.0, cada cilindro está em uma câmara que possui um volume de aproximadamente 250cm³ que juntando as 4 formam os 1.000cm³, que também é chamado 1.000 cilindradas (mil cilindradas) que é o mesmo de 1,0 litro. Por isso escutamos muito as pessoas falando “carro mil” ou “carro 1.0” e até mesmo “motor de um litro”.

No motor 3 cilindros, cada cilindro está em uma câmara de 333cm³ que juntas formam 999cm³, ou seja, aproximadamente 1.000cm³. Podemos verificar que, embora no total a cilindrada seja as mesmas 1.000, o volume de cada câmara é maior, isso gera uma combustão maior, gerando mais potência em cada câmara. Assim, a maioria dos motores 3 cilindros geram a mesma potência de um 4 cilindros de mesma cilindrada.

Meio Ambiente

As leis ambientais estão cada vez mais rígidas, forçando as montadoras a produzir carros que poluem cada vez menos.

Então, como vimos no tópico anterior, o motor 3 cilindros gera mesma potência de um motor 4 cilindros, mas qual o motivo pelo qual as montadoras tem adotado o tri-cilíndrico?

Na teoria, quanto menor o tamanho do motor, menor é o peso, pois tem praticamente 30% menos peças no geral. Na prática não é bem assim. Podemos ver que o HB20 1.0 de 3 cilindros tem quase o mesmo peso de um HB20 1.6 com 4 cilindros. Porém a eficiência do motor 3 cilindros é maior, por conta de todo o aprimoramento da combustão.

Assim, um motor 3 cilindros gera a mesma potência, mas polui menos.

Motor 3 Cilindros Turbo

Agora a conversa muda de tom. Se um motor 3 cilindros 1.0 aspirado (comum) gera a mesma potência de um motor 4 cilindros de mesma cilindrada, um motor 3 cilindros turbo gera uma potência muito maior e a eficiência maior ainda, gerando menos poluição.

Isso porque o turbocompressor empurra mais ar para dentro das câmaras de combustão, gerando uma explosão com mais intensidade e com a mesma quantidade de combustível. Assim, os motores 1.0 turbo geram potências comparadas a um motor 2.0 aspirado. É o caso do Golf com motor 1.0 de 3 cilindros turbinado, que gera 125cv de potência e quase 20kgfm de torque. Quase os mesmos números do Golf 2.0 aspirado.

Motor 3 Cilindros

Downsizing

O conceito de downsizing é diminuir o tamanho do motor e manter a potência (e até aumentar). Essa é uma tendência atualmente em todos os tipos de fabricantes de automóveis. De Diat à Ferrari. De Volkswagen à Lamborghini. De Fusca à Porsche.

Tudo isso pelas leis ambientaisrígidas e pelo enorme ganho de rendimento oferecido pelos turbos.

Conclusão

A moda de 3 cilindros está em alta e é bem provável que continue assim, sempre aprimorando a eficiência energética.

 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: