O líquido de arrefecimento, conhecido popularmente como água do radiador, é um assunto pouco abordado quando o assunto é cuidados com automóveis. A troca do líquido de arrefecimento é recomendada por algumas montadoras para fazer a cada 150.000km ou 5 anos. Na prática nós da Alerta 1 Carapicuiba verificamos que é comum carros com 2 anos de uso estar com o aditivo vencido.
Há um equipamento especial para a verificação do nível de aditivação do líquido de arrefecimento, porém em alguns casos é possível verificar pelo forte odor que exala.
Para Que Serve o Líquido de Arrefecimento?
O líquido de arrefecimento tem como função principal refrigerar o motor quando está em funcionamento para evitar o sobreaquecimento.
Para isso o sistema de arrefecimento usa o radiador para resfriar esse líquido e dessa forma o líquido troca calor com o motor, assim o motor resfria e o líquido esquenta.
O ideal é que o líquido de arrefecimento tenha na proporção correta água e aditivo para garantir a proteção das peças internas do motor.
Para Que Serve o Aditivo do Radiador?
Como já foi dito, o líquido de arrefecimento precisa ter na proporção certa água e aditivo para radiador concentrado, pois esse líquido fica em contato direto com os metais das aletas internas do motor e o aditivo para radiador impede que esses metais sofram oxidação (enferrujem).
Então, a função principal do aditivo é antioxidante.
O aditivo que compõe o líquido de arrefecimento também tem mais duas funções que é função anticongelante e aumento do ponto de ebulição do líquido.
Ação Anticongelante
A água congela em 0ºC, portanto em lugares muito frios como a Europa, por exemplo, o líquido do arrefecimento pode congelar e isso é extremamente prejudicial ao sistema, pois impede a fluidez do líquido e o correto resfriamento do motor. O aditivo impede que o líquido congele à 0ºC
Aumento do Ponto de Ebulição
A água ferve à 100ºC e quando a água ferve com o motor em funcionamento há um aumento extremo na pressão do sistema de arrefecimento e as consequências são destrutivas: as mangueiras incham e as conexões estouram, o líquido todo vaza e o motor fica sem refrigeração causando sobreaquecimento.
Quando o motorista não percebe que o líquido vazou e não percebe também o aumento da temperatura, o motor continua aquecendo até que os anéis e juntas derretam e as consequências são travamento do motor que também é conhecida como “motor fundiu”.
Conclusão
O líquido de arrefecimento é um importante item para a manutenção preventiva. É essencial verificar pelo menos a cada ano o nível de aditivação desse líquido para garantir que não haverá oxidação e consequências mais graves em seu carro.
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