O filtro de óleo impede que resíduos sólidos, provenientes do atrito das peças do motor retornem ao sistema de lubrificação, mantendo a vida útil do motor.
Os motores possuem um desgaste natural de suas peças móveis internas devido ao atrito mecânico do movimento. Mesmo utilizando lubrificantes de última geração há desgaste e oxidação mínima que gera resíduos metálicos e sujeira, além da borra que pode se apresentar de diversos tamanhos.
Toda essa sujeira é filtrada pelo Filtro de Óleo, o que o torna um componente de altíssima importância da manutenção preventiva.
Quando Trocar o Filtro de Óleo?
O filtro de óleo deve ser trocado sempre que for trocar o óleo, pois sempre resta lubrificante “velho” no filtro e acaba contaminando o óleo novo que está sendo colocado.
Há o costume, principalmente no Brasil, de pular a troca do filtro de óleo, ou seja, faz uma troca com o filtro e a próxima sem trocar o filtro de óleo.
Essa prática é totalmente incorreta e pode diminuir muito a vida útil do carro, pois no filtro do óleo fica aproximadamente meio litro de óleo queimado e ao colocar o óleo novo sem trocar o filtro acontece a contaminação instantânea desse novo lubrificante, que diminui a qualidade do óleo e prejudica a lubrificação do motor.
Além disso os fabricantes dos filtros de óleo garantem o perfeito funcionamento do filtro de óleo por 10.000km. Caso faça a troca sem trocar o filtro de óleo, a quilometragem vai chegar a 20.000km com o mesmo filtro. Caso aconteça algum vazamento na peça ou acabar dando algum defeito, a garantia não vai cobrir.
A “economia” de não trocar o filtro acaba indo pro buraco caso o motor venha a ter um desgaste prematuro, por exemplo.
Sempre tenha em mente que a Manutenção Preventiva é muito mais barato que a Manutenção Corretiva.
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