Filtro de Combustível – O que é?

O filtro de combustível é responsável por impedir que os resíduos sólidos vá para os bicos injetores e para a câmara de combustão. No caso de veículos diesel, pode também ter a função de separar a água do óleo diesel.

Pode haver muita sujeira tanque de combustível e esses resíduos são altamente prejudiciais ao motor e aos bicos injetores, ainda mais com a má qualidade dos combustíveis no Brasil. O filtro de combustível ajuda a manter a grande vida útil dos bicos injetores, velas e anéis.

Um filtro de combustível obstruído pode aumentar a emissão de dióxido de carbono (poluição) e forçar a bomba de combustível chegando em alguns casos a queimá-la, pois força a mesma.

Quando Trocar o Filtro de Combustível?

A troca desse filtro faz parte da manutenção preventiva dos veículos, portanto deve seguir a recomendação do fabricante quanto aos períodos de troca. Geralmente as montadoras recomendam a troca do filtro de combustível a cada 15.000km ou 1 ano.

Outras montadoras fazem as trocas a cada troca de óleo, que pode ser de 10.000km ou 1 ano.

Esse é um dos filtros que não dá pra ver por dentro, pois a maioria são blindados de plástico injetado preto. Por isso é tão importante que seja respeitado rigorosamente os prazos de troca.

Se você comprou um carro usado e não sabe quanto tempo faz que o filtro de combustível foi trocado, peça para trocá-lo na próxima troca de óleo. O valor custa em média R$30,00 para carros populares flex.

Qual Marca Usar?

Sempre prefira marcas originais, mas posso afirmar que no mercado paralelo existem peças de excelente qualidade, como Tecfil, FRAM, Mann, MAHLE, etc. Evite usar marcas desconhecidas, pois um filtro com elemento filtrante de baixa qualidade pode ser tão prejudicial quanto “não trocar” o mesmo.


Quer conhecer mais sobre os outros filtros que ajudam a manter a vida útil do motor?

COMPARTILHE ESTE ARTIGO: